Câmara dos Deputados derruba fator previdenciário

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira, dia 04, proposta que acaba com o fator previdenciário, método usado atualmente para calcular o valor de aposentadorias reduzindo o seu valor na maioria dos casos. A proposta foi adicionada á medida provisória que reajusta o benefício de aposentados que ganham acima de um salário mínimo.
O projeto segue agora para o Senado Federal e se for aprovado vai para sanção do Presidente Lula. Criado em 1999 no governo FHC com o objetivo de reduzir os benefícios de quem se aposenta antes das idades mínimas ou obrigar o empregado há trabalhar mais tempo, o fator previdenciário leva em conta quatro elementos para o cálculo do benefício: alíquota de contribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição á Previdência e expectativa de vida.
O fator previdenciário afeta o benefício dos trabalhadores que se aposentam por tempo de contribuição. Hoje, o fator previdenciário para alguém de 50 anos que se aposenta com 30 anos de contribuição, por exemplo, é de 0,513 – o que significa que o cidadão recebe, com o fator, pouco mais da metade do que receberia caso o não fosse aplicado.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado da Bahia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: