Jornada de trabalho no Brasil é uma das maiores do mundo

Bandeira da categoria nesta campanha, a redução da jornada de trabalho ganhou este ano aliados importantes além de ser uma exigência baseada na saúde. A redução é assunto constante na pauta do Congresso Nacional, tem projeto de lei tramitando, e é alvo de estudos de especialistas que mostram que a jornada de trabalho no Brasil é uma das maiores do mundo.
Nenhum país pode se dizer moderno com uma jornada de trabalho que sacrifica seus trabalhadores. O Governo Lula colocou o Brasil na modernidade, mas poucos empresários captaram a mensagem: queremos os lucros e as facilidades que essa condição propicia, mas não querem adequar as relações trabalhistas.
O mundo econômico exige isso e eles terão que se adequar.
Na avaliação do Dieese, a redução da jornada de trabalho no Brasil é uma questão de tempo, virá quer os empresários queiram quer não, mas precisa vir aliada á limitação semanal, mensal ou anual para a realização de horas extras. Em diversos países, como Argentina, Uruguai, Alemanha e França, o trabalhador não pode fazer mais de 4 horas extras por semana. No Brasil, o fim das horas extras teria potencial para gerar cerca de 1 milhão de postos de trabalho, se houver mecanismos que coíbam e limitem a utilização de horas extras. Na categoria rodoviária baiana, não é preciso muita pesquisa para ver que a jornada de 7:20 horas é um dos principais fatores para o alto índice de doenças ocupacionais que acomete os trabalhadores do setor, sobretudo as doenças cardiovasculares, nervosas e do aparelho digestivo. Essa bandeira é uma questão de vida.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado da Bahia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: